Cidades

Merendas devem ser adaptadas a intolerantes à lactose

Vereador tem 15 dias para sancionar ou vetar o PL (Reprodução/Banco de imagens)

As merendas escolares da rede pública estadual de ensino deverão ter alimentos próprios aos alunos intolerantes à lactose. É o que determina o projeto de lei 939/15, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na quarta-feira (6), em segunda discussão. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

A proposta altera a Lei 4.746/06, que já determinava a disponibilização de um cardápio próprio aos alunos com diabetes. O novo projeto também obriga que os pais ou responsáveis comprovem as condições de saúde dos alunos por meio de atestado médico. O Poder Executivo deverá regulamentar a norma através de decretos.

“Existem casos de crianças que vieram a óbito por causa da intolerância à lactose. As escolas estaduais nunca fizeram um cardápio específico para essas crianças, e algumas nutricionistas me procuraram para que um projeto deste tipo fosse elaborado”, explicou Rosenverg Reis.

< Dupla detida por roubos em Itaboraí Witzel critica prefeituras por ocupação desordenada em encostas <